Reunião na Aprece discute atendimento de traumato-ortopedia no Cariri

SAÚDE
31 de outubro de 2017

Sempre empenhada em atuar em favor dos municípios cearenses, a Aprece realizou, na manhã desta terça-feira (31), uma importante reunião com prefeitos e secretários de municípios do Cariri e com o secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi; e o secretário adjunto do Gabinete do Governador, Fernando Santana. O objetivo foi facilitar o diálogo entre as gestões municipais e o Estado sobre os grandes problemas enfrentados pelos municípios da Região, no tocante ao atendimento prestado em unidades de saúde disponíveis.

Na oportunidade, foi debatida prioritariamente a suspensão do atendimento de traumato-ortopedia do Hospital São Raimundo, no Crato, que beneficiava pacientes de toda a região. Como resultado concreto do encontro, ficou deliberado que o Estado fará um convênio com o município, no aporte de R$ 8,8 milhões para regularizar o atendimento no hospital. De acordo com o secretário Henrique Javi, o valor já está devidamente aprovado no sistema de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP). Com tudo assinado em ata pelos presentes, os dirigentes do Hospital São Raimundo comprometeram-se com o retorno imediato do atendimento aos pacientes dos municípios do Cariri.

Na oportunidade, Felipe Soares, coordenador de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Saúde do Estado informou que estará no município do Crato, no início da próxima semana, para auxiliar a prefeitura e o Hospital nos tramites necessários para o repasse dos recursos, agilizando o processo. Os secretários municipais da região deverão se organizar para realizar, na mesma oportunidade, uma reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR), de modo que todos os municípios possam participar das discussões necessárias.

O presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves enfatizou a importância da união dos gestores para solucionar esse e todo tipo de problema que pressuponha diálogo e articulação. Ele colocou a entidade a disposição para qualquer ação em benefício das administrações municipais, enfatizando a parceria permanente com o Governo do Estado, o que foi também salientado pelo secretário adjunto do Gabinete do Governador, Fernando Santana. “A Aprece tem um papel fundamental como interlocutora. É muito importante que somemos forças para solucionar os problemas de nossos municípios”, afirmou Santana.

Também estiveram presentes na reunião o deputado estadual Agenor Ribeiro, e os prefeitos de Cedro, Nilson Diniz; de Crato, José Ailton de Sousa; de Farias Brito, José Maria Gomes; de Altaneira, Dariomar Rodrigues; de Araripe, Giovane Guedes; de Campos Sales, Moésio Loiola; de Salitre, Rondilson Ribeiro; e o vice-prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brito.

Veja todas as fotos no nosso Flickr.

Mais notícias