MAPA e Sebrae promovem ascensão de 80 mil produtores de leite para a classe média rural

AGRICULTURA
28 de janeiro de 2016

Através do Programa Leite Saudável, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Sebrae, promoverá a ascensão de 80 mil produtores de leite para a classe média rural. Pelo alinhamento das políticas públicas para a melhoria da renda da produtividade, da qualidade do leite e da ampliação dos mercados interno e externo, o setor lácteo brasileiro irá competir com os principais players mundiais. Serão investidos R$ 386,9 milhões.

Para melhorar a competitividade do setor lácteo, foram definidos sete eixos principais para o Programa. São eles: Assistência Técnica Gerencial; Melhoramento Genético; Política Agrícola; Sanidade Animal; Qualidade do leite; Marco regulatório; e Ampliação de Mercados.

Um dos objetivos principais é estabelecer a assistência técnica gerencial em 80 mil propriedades para promover a ascensão dos produtores para a classe C; a adoção de tecnologias com material genético superior por meio da inseminação artificial e transferência de embriões; e a garantia de acesso ao crédito (PRONAMP, INOVAGRO e PRONAF) com juros subsidiados que potencializam a produção, a melhoria da propriedade e a qualidade do leite, entre outros.

Há espaço para aumentar o consumo de leite no Brasil. O brasileiro consome 179 litros/hab/ano. No entanto, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam que cada pessoa consuma 200 litros/hab/ano.

O Programa Leite Saudável, realizado pelo MAPA e Sebrae, com parceria de diversas instituições que representam o setor lácteo, irá promover uma série de ações, proporcionando ao consumidor um produto seguro e saudável.

Mais informações no site do MAPA.

Baixe aqui a Cartilha do Programa.

Mais notícias