Capacitação em gestão de documentos é realizada na Aprece

03 de outubro de 2017

A Aprece realizou, nesta terça-feira (03), através de sua Escola de Gestão Pública e em parceria com a Empresa Mil Tecnologia, a Capacitação em Gestão de Documentos. O curso teve o objetivo de fomentar a discussão sobre os aspectos teóricos, práticos e legais da Gestão de Documentos a fim de instrumentalizar o planejamento e a implantação de programa de gestão arquivística de documentos nas instituições públicas.

O encontro contou com a presença do prefeito de Ipaporanga, Antonio Alves, que em sua fala ressaltou a importância do tratamento correto que os documentos devem receber. Ele também parabenizou a Aprece pela iniciativa de promover diversos cursos através da Escola de Gestão, enfatizando  “esta é a Aprece que queremos”.

De acordo com Helderiza Queiroz, analista responsável pela Escola de Gestão Pública Municipal da Aprece, o curso faz parte do programa de capacitação de gestores e de agentes públicos, ratificando o compromisso assumido pela entidade em qualificar a gestão pública municipal para o atendimento às demandas da sociedade com qualidade e eficiência cada vez mais crescentes.

A capacitação, que teve como facilitadores Jorge Phelipe Lira de Abreu, mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, e  Julio Guido Oliveira Militão, Mestre em Computação Gráfica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro, foi voltada para gestores públicos, profissionais que atuam em arquivos, arquivistas, bibliotecários e demais interessados.

As temáticas trabalhadas perpassaram pela: apresentação de conteúdo introdutório à gestão de documentos; conceituação; funcionalidade e caracterização dos documentos arquivísticos; exposição dos aspectos das funções arquivísticas de classificação e avaliação de documentos; apresentação dos instrumentos oriundos da gestão de documentos; seus procedimentos, operações técnicas e importância no atendimento das demandas internas e externas dos órgãos e entidades.

Veja todas as fotos no nosso Flickr.

Mais notícias